Nos dias atuais, ter um piscina em casa se tornou muito mais fácil, isso tudo principalmente pelos preços de piscina de fibra, que facilitam a instalação e custo de fabricação, comparado a processos antigos.
Caso você esteja interessado na instalação de piscina de fibra na sua casa, o primeiro passo a se seguir é encontrar um revendedor. Como as piscinas têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, é bastante provável que você encontre uma empresa revendedora de piscinas na sua cidade mesmo. Você pode pedir a um revendedor ir à sua residência para avaliar tipo do solo do seu terreno e o tamanho necessário para a instalação da piscina de fibra, podendo assim lhe indicar o melhor modelo para ser instalado no seu quintal. É bastante recomendável que você peça um orçamento em mais de uma empresa, já que é possível fazer uma grande economia na compra da sua piscina pesquisando o local mais barato para se comprar.
Confira também:
A piscina de azulejos, por exemplo, é muito mais propensa a criação de limo, já as piscinas de fibra são muito melhores para se fazer a limpeza, já que não há rejunte para ser escovado, por exemplo. Além disso, as piscinas de fibra possuem instalação mais barata em relação às piscinas de azulejo, isso porque as matérias primas básicas para uma piscina de azulejo encareceram nos últimos anos além de facilitarem a instalação de acessórios necessários, como o filtro para piscina, essencial para se manter a higiene da água da piscina.
Modelos de piscinas de fibra
s modelos de piscinas de fibra menores são os de 1000 litros, ou seja, uma piscina infantil. A partir desse tamanho, existem os tamanho médio, de piscinas com 4 a 6 mil litros, e as piscinas maiores, a partir de 15 mil litros a 60 mil litros. Piscinas de tamanho muito grande – maiores que 60 mil litros são de difícil transporte, portanto, é mais fácil moldar a piscina in loco.
Os modelos de piscinas mais populares são as piscinas redondas, retangulares, formatos prismáticos quando os tamanhos forem maiores, e formatos orgânicos, ou seja, arredondados. Esses últimos são extremamente populares em piscinas de fibra de tamanhos médios, de 4 a 10 mil litros.
Manutenção de Piscinas de Fibra
Existem certos cuidados a serem tomados ao se comprar uma piscina de fibra para que ela resista bem ao tempo. A seguir, listaremos alguns dos cuidados principais a serem tomados para a conservação das piscinas, mas recomendamos que peça para o próprio fabricante da piscina oferecer instruções específicas sobre os cuidados com as piscinas de fibra do modelo que está interessado.
A piscina de fibra nunca deve ser esvaziada, pois ela provavelmente irá arrebentar. Isso porque ao tirar a água, rompe-se o equilíbrio da força de empuxo que a piscina exerce sobre o solo ao seu redor. O solo, sem a resistência da água simplesmente vai arrebentar as paredes da piscina de fibra. Em casos especiais, em que seja necessário algum tipo de limpeza especial ou manutenção no fundo da piscina, consulte um profissional de instalação de piscinas para orientar você a maneira correta de se esvaziar uma piscina de fibra para evitar acidentes.
O nível da água deve permanecer sempre alto, preferencialmente acima dos dispositivos de retorno na piscina, pois caso o nível dela baixe muito, poderemos acabar enfrentando o problema listado acima, ou seja, a piscina pode vir a colapsar pelo desequilibro de forças com o solo ao seu redor.
Nunca faça a limpeza da sua piscina usando palha de aço ou utilize qualquer outro material abrasivo em piscinas de fibra, isto porque ela será arranhada e perderá a sua cobertura de proteção. Uma vez que comecem a surgir arranhões ou rachaduras na cobertura da sua piscina, a sua durabilidade estará seriamente comprometida.Além disso, em relação à limpeza de piscinas de fibra, devemos salientar que você sempre deve realiza-la com produtos específicos para a limpeza de piscinas. Isto porque outros tipos de são ou detergente podem também acabar danificando a proteção da piscina, e assim, sua vida útil também será comprometida.