Ambientes conjugados: essa é a realidade da maioria dos imóveis novos. Muitas vezes, a área de estar e a de jantar são integradas e o espaço compartilhado.

Sala de Jantar Pequena

Para não errar na escolha dos móveis e atrapalhar a circulação, algumas ideias e dicas para auxiliar a decorar:

Dicas para auxiliar a decorar

Uma dica super importante é optar por cadeiras que encaixem completamente sob a mesa, liberando espaço para a circulação. Para isso, é essencial optar por cadeiras mais compactas e sem braços e por mesas com pés e bases menores.

Muitas vezes, o tamanho do ambiente não permite apostar nas combinações tradicionais de mesa + cadeira + buffet. Nessas horas, opte por peças multiuso como, por exemplo, os bancos e pufes que podem ser acomodados sob a mesa e usados em outros cômodos da casa, um banco que substitui duas cadeiras, uma buffet em tamanho menor. Nas lojas, vasculhe todas as seções de móveis (não apenas os móveis de sala de jantar) e não tenha medo de inverter funções dos móveis.

Em espaços reduzidos, a melhor mesa é a redonda, pois consegue acomodar confortavelmente quatro pessoas até em 80 cm. Além disso, a ausência de quinas e cantos permite dispô-la de várias formas em qualquer ambiente e facilita muito a circulação, evitando acidentes.

Mesmo assim, você não precisa dispensar completamente uma mesa retangular. Apenas opte por modelos menores e use a mesa retangular com um dos lados encostados à parede e apenas quatro cadeiras.

Avalie a sua real necessidade. A decoração deve privilegiar as pessoas que moram na casa. Assim, uma mesa com 6 cadeiras pode ser desnecessária em um apê para um casal. O tradicional buffet pode ser substituído por prateleiras se a ideia é apenas acomodar alguns objetos decorativos.

As paredes também pode ser decoradas. Na ausência de espaço para maior quantidade de móveis, uma dica é investir em elementos diferenciados para as paredes. Pode ser um papel de parede, um painel de madeira ou até uma iluminação diferenciada. As cores escuras estão liberadas também em ambientes pequenos, mas cuide para que os móveis nesse ambiente tenham uma tonalidade clara, para equilibrar.

Móveis de pouca profundidade como o aparador da foto são muito úteis. Da mesma forma, os pufes-baú, além de servirem como assentos extras, podem guardar revistas e livros. As bandejas de servir podem funcionar como elementos decorativos nos dias em que não são usadas. Itens e móveis com várias funções são sempre uma opção certeira em espaços reduzidos.

Avalie este artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui