O Programa Minha Casa Minha Vida é basta conhecido, ele nasceu de uma iniciativa do Governo Federal, com o principal objetivo de ajudar famílias a sair do aluguel e ter a sonhada casa própria. No artigo de hoje você vai entender com detalhes Como Funciona o Minha Casa Minha Vida. Confira o que preparamos.

Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Basicamente, o funcionamento do programa se dá pelas chamadas regras gerais e pelas chamadas regras específicas. Tudo isso porque pessoas de diversas rendas podem participar, existem regras em relação ao imóvel que será adquirido.

Uma das regras tem relação com o financiamento, que não pode ultrapassar 30% da renda bruta familiar.

O valor do imóvel que está para ser adquirido pelo Minha Casa Minha Vida é estabelecido pelo programa, há um valor máximo, porém, como os preços variam bastante a depender do Estado / cidade, o programa leva em consideração a região para tal definição máxima.

Quando se está dentro de todos os requisitos do programa, é só realizar uma inscrição de forma presencial na agência mais próxima da Caixa Econômica Federal.

A instituição é a responsável por realizar a análise dos documentos.

Podemos dizer que é um processo que conta com burocracia, análises, financiamentos e afins.

Como Funciona o Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Por meio do Simulador Minha Casa Minha Vida, o cidadão poderá ter uma média de valores do seu financiamento.

Quem tem direito ao Minha Casa Minha Vida

Existem regras para participar do programa, o objetivo inicial é auxiliar as pessoas de baixa renda e por isso em alguns casos é possível financiar até 90% do valor.

Confira outras regras do programa:

  • Como mencionado anteriormente, a renda familiar não poderá ultrapassar os 7 mil reais;
  • O participante e/ ou a família não deve ter participação em nenhum outro tipo de programa habitacional, na esfera estadual, municipal e federal;
  • É necessário ser maior de 18 anos;
  • O participante deve trabalhar por pelo menos três anos com a carteira de trabalho assinada pela instituição;
  • A escolha da região do imóvel é feita a partir de vínculos com o município de pelo menos 12 meses, esse vínculo se comprova trabalhando, estudando ou morando no local;
  • O participante não deve ter nenhum imóvel em seu nome;
  • Mas o programa abre uma exceção, caso o participante tenha terreno isso não é um problema, porém, não pode ter um imóvel construído no mesmo;
  • Todas as pessoas com salário superior a 1.800 reais por mês devem ter o nome limpo no SPC e SERASA.

Como Realizar Inscrição no Minha Casa Minha Vida

Já citamos anteriormente em nosso artigo que o processo de inscrição se dá de forma presencial em alguma agência da Caixa.

Com todos os requisitos acima cumpridos, leve alguns documentos para começar o processo de inscrição.

Tenha com você quando for até a agência mais próxima:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de luz, água, telefone, etc);
  • Extrato do FGTS;
  • Declaração do último IRS (ou uma declaração que é isento, se aplicável);
  • Certidão de casamento (quando aplicável);
  • Carteira de trabalho.
Cadastro Minha Casa Minha Vida
Cadastro Minha Casa Minha Vida

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