Quando a arquiteta Debora Aguiar se deparou com o terreno de mais de mil m² em Indaiatuba, no interior de São Paulo, logo percebeu que a exuberância da vegetação preexistente seria tanto o destaque quanto o desafio para o projeto. Da implantação à setorização, tudo foi pensado para integrar e respeitar a mata atlântica nativa da área, transformando o refúgio de final de semana de seus clientes, um casal com filhos adultos, em um espaço para o descanso e conforto.

"Pensei em uma linguagem moderna com um toque de rusticidade, que não deixasse de lado o aconchego e a sofisticação. Para isso, usei na casa de campo materiais variados que oferecem textura e durabilidade sem ficarem datados, numa composição atemporal", explica a arquiteta. Entre eles, estão madeiras, mármores e aço corten, este utilizado nos brises horizontais que cercam a construção. Há grandes aberturas voltadas para a mata e um pé-direito generoso.
 
Aos fundos do lote, o paisagismo repleto de folhagens circunda a ampla área de lazer, de mais de 200 m². Com cozinha, piscina e espelho d'água, pensado como um espaço para descanso e contemplação, tornou-se ideal para o convívio familiar e para receber amigos.
 
Para o interior, o uso de uma paleta em tons neutros reafirmou a personalidade da arquiteta, conhecida por decorações mais sóbrias e naturais. Cores como branco, bege e terra estão presentes tanto em peças exclusivas feitas por Debora, como luminárias, mesas e estantes, quanto em móveis de design internacional, como o sofá italiano da Flexform by Casual. Completam ainda os espaços tapetes da By Kamy, tecidos e couros do Empório Beraldin, cadeiras de jantar de Carlos Motta e uma mesa de madeira tora assinada por Monica Cintra.
 
Dispostas pelos ambientes, inúmeras plantas ainda realizam o contraponto entre a neutralidade do mobiliário e o verde marcante do exterior, trazendo um pouco da mata para dentro do lar. "Da entrada da casa, que já oferece pistas para a vista da mata ao fundo, ao equilíbrio nas formas, simetria e materiais naturais, o projeto cria esta composição interessante entre arquitetura, interiores e paisagismo", resume Debora.
 

deboraaguiar.com.br