Um sofá curvo não é uma escolha óbvia para a casa contemporânea brasileira, de herança predominantemente modernista. O padrão consolidado pelo designer americano Wladimir Kagan está muito mais para a suntuosidade das residências hollywoodianas que para aquelas de concreto aparente e linhas retas. Por um pedido da São Romão, no entanto, a Neobox fabricou, em 2012, um sofá em formato de meia lua, que foi instalado na vitrine da loja em Belo Horizonte. De cor roxo-uva, ele encantou rapidamente. No ano seguinte, participava da Casa Cor da capital mineira e foi capa da publicação da mostra; depois, alçou voo para a Casa Cor São Paulo – e seu formato pegou.

Apresentada no final do ano passado, a coleção 2017 da Neobox inclui a terceira geração dos novos queridinhos arredondados, mas desta vez em um modelo sextavado e modular, e ergonomia adaptada a comportamentos mais relaxados do sentar – com almofadas de penas de ganso e estofamento de camurça natural. Impressionou, nesse e em outros produtos da completa coleção 2017, a expertise e atenção aos detalhes de uma marca relativamente nova, que nasceu em 2011 fruto da parceria entre a arquiteta Paula Gontijo, que trabalhou por anos na São Romão (ela é filha de Tania Gontijo, fundadora da respeitada loja), de Danilo Lopes, designer de produtos com 20 anos de experiência no mercado de moda, e do administrador Gustavo Ladeira.

As expertises dos três sócios formam o DNA da Neobox. Boa com números e estratégia, a marca nasceu atentíssima às lacunas do mercado, primeiramente fabricando sofás com design autoral e camas – essas, raras de serem encontradas em lojas de design. Só nesta nova coleção a Neobox apresentou quatro modelos do móvel. Sofás, são dez. “Salvo algumas exceções, os lojistas do mercado de decoração no Brasil trabalham muito com cópias de modelos italianos. Queríamos ser uma alternativa, tendo um preço competitivo e um design muito bem pensado”, diz Danilo.

Se no desenho a intenção é inovar, nos processos e na execução a inspiração na indústria italiana é direta. Cada peça é impecável, com matérias-primas e fornecedores de alto padrão, proporções elegantes e muita pesquisa de ergonomia, materiais e tecnologias. “Nos alimentamos de várias fontes. Feiras internacionais, contato com lojistas, pesquisas de comportamento, conversas informais, fornecedores que estão lançando matérias primas inovadoras”, diz Paula. Na visita da Bamboo ao showroom, em dezembro, a dupla de designers mostrou cada detalhe de seu trabalho apurado: cantos levemente arredondados nos braços e nas costas de sofás, para dar corpo às linhas retas; inserções de couro nos entre-costuras, conferindo um toque especial ao acabamento; espumas com densidades diferentes, garantindo muito conforto; uso de materiais nobres como o mármore – são esmeros imperceptíveis de longe, mas que de perto fazem enorme diferença. “Um sofá é um móvel simples na casa, não pode ser mirabolante, tem que ser comercial. É nas minúcias, portanto, que está o diferencial”, diz Paula.

O showroom, montado em Nova Lima, onde fica a fábrica, continha uma casa completa. Além dos sofás e camas, aparadores, estantes, mesas e cadeira de jantar, poltronas, mesas de centro e laterais, e até luminárias. Elementos do design repetem-se em diferentes peças, formando famílias, e evoluem de coleção em coleção. É o caso dos “palitos” de metal dourado fosco que, enfileirados, trazem um movimento cinético a estantes e cadeiras; ou da placa de MDF cortada em “zigzag” que está na porta de um buffet, parecendo metal corrugado, e que deve aparecer na próxima linha. “Sempre terminamos uma coleção com vontade de criar outras peças, mas uma hora temos que parar. Por isso damos sequência às ‘pontinhas’ que ficaram na coleção anterior”, dizem eles.

Outro destaque são as cores utilizadas nos ambientes do showroom, propositais para inspirar lojistas e arquitetos, já que tudo pode ser encomendado sob medida. Rosa claro convivia com verde bandeira, azul petróleo, bordeaux, roxo. “Para nós as lojas deveriam ser pensadas assim, pois é um jeito de enxergar melhor cada produto em sua individualidade, mas também compondo um com o outro. Um dos nossos méritos é ser capaz de criar diversidade com harmonia”, finaliza Danilo.

neoboxmoveis.com.br/