Jovens, talentosos e com obra já consolidada: essas são características comuns aos designers Oki Sato, do Japão, Faye Toogood, da Inglaterra, e Zanini de Zanine, do Brasil. Não por acaso os três foram selecionados para participar da exposição Design Currents, no Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos, de 19 de novembro e 12 de março. Dada a grandeza dos dois nomes internacionais, revela-se a importância que Zanini vem ganhando globalmente.

A exposição foca principalmente em suas peças de carpintaria. Filho do mestre Zanine Caldas, um dos maiores nomes do design de mobiliário brasileiro, o jovem designer não teve problemas em misturar a herança deixada pelo pai, fortemente atrelada à tradição moderna, com uma linguagem escultórica própria.

Peças como a Poltrona Serfa, o Banco Jacarandá e o Banco Prisma, selecionadas para a exposição, misturam técnicas seculares de produção manual com os mais avançados processos industriais. Como resultado, peças em madeira e metal expressam uma linguagem contemporânea tipicamente brasileira, que valoriza o uso de materiais tradicionais do país e promove linhas de produção sustentáveis.

Oki Sato, fundador do estúdio Nendo, também marca presença. Trabalhando a partir de uma abordagem lúdica, todos os seus projetos começam com um esboço em formato de cartoon, rapidamente desenvolvidos como representações digitais e protótipos. Mínimos em forma mas extremamente sofisticados na fabricação, os objetos do Nendo fazem referência à cultura pop japonesa ou a técnicas artesanais tradicionais.

Faye Toogood, por sua vez, possui uma abordagem diferente. De caráter experimental, os trabalhos da britânica envolvem frequentes colaborações com artesãos tradicionais e pequenos fabricantes. Móveis, roupas e até mesmo instalações espaciais ganham forma, comunicando ao público algo além de um simples objeto, com uma história e conceito. É o caso, por exemplo, da série Assemblages, na qual Faye dispõe objetos, esculturas e mobiliário dentro de ambientações desenvolvidas por ela mesma, dialogando com arte e arquitetura.

philamuseum.org