Considerado um dos expoentes da arquitetura contemporânea brasileira, Ruy Ohtake recentemente lançou pela APC - Associação para o Patronato Contemporâneo o livro Arquitetura para Pessoas. A publicação enfatiza a função social do arquiteto, aspecto até então pouco explorado em sua trajetória.

Estampam as páginas do livro projetos como os executados na comunidade de Heliópolis, em São Paulo: conjuntos residenciais populares, pólos educativos e culturais e uma nova biblioteca. Há, ainda, exemplos da atuação do arquiteto no planejamento de parques, como o Parque Ecológico do Tietê, instituições culturais, como o Instituto Tomie Ohtake, e espaços corporativos, como o Hotel Unique. Todos eles incentivam a convivência entre as pessoas.

Cada projeto ganhou ensaios fotográficos inéditos pelas lentes de Cristiano Mascaro. Plantas e croquis acompanham os registros, complementados ainda por ensaios assinados por amigos de Ruy, como Terence Riley, arquiteto norte-americano, e Julio Roberto Katinsky, arquiteto brasileiro e professor da FAU-USP.

ruyohtake.com.br