O minimalismo é uma forte tendência na arquitetra de interiores. Foi este o estilo que a Deca escolheu para ser o vencedor em seu prêmio de 2016. Na única categoria de cozinhas da premiação, venceu a arquiteta Marilia Pellegrini, com seu projeto desenvolvido para a Casa Cor.

Batizado de Cozinha Essencial, o ambiente tem inspiração nas cozinhas da Dinamarca. Lá, as cozinhas minimalistas apresentam superfícies brancas, madeira e muita luz natural. Por se tratar de uma mostra, esta última característica foi simulafa com backlight.

Um elemento interessante é a bancada central, que além de abrigar o preparo de alimentos, também funciona como mesa, em volta da qual as pessoas podem se reunir para conviver. O conceito escandinavo é chamado de 'cozinha de conversação'. Há até estante para livros, sugerindo que a mesa também pode abrigar atividades como trabalho e leitura.

O bambu é o protagonista, aparecendo no piso e nos armários. Não só o material é sustentável: também foram escolhidos equipamentos e iluminação de baixo consumo de energia. Há, ainda, uma pequena horta.