Generosidade, solidariedade e o desejo de harmonia e felicidade. Essa é a Ubuntu, filosofia de origem africana que preza pela humanidade com os outros e com a forma como nos comportamos em sociedade. Ela é também a inspiração por trás da nova coleção da Trama Casa, que leva o mesmo nome. Ubuntu - Eu Sou Porque Nós Somos, lançada no dia 20 de outubro, apresenta almofadas, jogos americanos, toalhas de mesa e mantas, entre outros, com desenhos baseados na estética africana.

"A linha traz o perfume da África. Trabalhamos em cima do conceito, assim como as grifes de moda, que elegem um tema para desenvolver uma coleção”, explica Margarida Vianna, sócia da Trama Casa ao lado de Carolina Calmon.

Ao todo 12 estampas em algodão reciclado e seis tons de linhos tingidos à mão compõem a coleção, feita por um time de designers e produtores especialmente reunido para a ocasião. Entre os nomes estão Ana Sanchez, da Nunuca, Mônica Carvalho, Glaucia Leme, São Carneiro, Square Foot, Denise Stweart, Wabi-Sabi, Atelier Watson, Estudio Manus e Tombuctu Arte Africana. Já a curadoria é assinada pela jornalista de decoração Simone Raitzik.

Para o lançamento, a loja da marca, no Rio de Janeiro, recebeu uma cenografia especial. Produtos, cores, desenhos e texturas recriaram a atmosfera africana no espaço, tornando a visita uma verdadeira experiência sensorial. A reforma ficou a cargo do escritório de arquitetura garimporio.com.br, das arquitetas Natasha Frota e Rafaela Lucena, que priorizou a fluidez e integração dos ambientes. Para a apresentação das estampas, por exemplo, foram criados grupos de cores que se complementam e se harmonizam, combinados à luminárias, objetos e peças garimpadas.

http://garimporio.com.br

tramacasa.com