Roca Estar, de Carlos Carvalho e Rodrigo Beze
Quando entraram pela primeira vez no espaço, os arquitetos Carlos Carvalho e Rodrigo Beze se encantaram com o imponente piso de mármore, que acabou definindo toda a atmosfera para o ambiente Roca Estar. Combinando o requinte da década de 1920 a uma decoração mais atual, o projeto combina detalhes em latão e veludo para mostrar que mesmo um espaço mais jovem pode ser sofisticado e luxuoso. Destaque para o painel em zigue-zague feito em duas cores de mármore, que criam uma ilusão ao caminhar, ficando ora preto, ora totalmente branco.

Lab Café, de Carolina Escada, Patrícia Landau, Carolina Lerner, Gabriella Mello e Sabrina Kalaoun
As arquitetas pesquisaram a fundo a história da bebida para transformar o Lab Café em um laboratório sensorial, resgatando a história e a cultura por trás do tradicional "cafezinho brasileiro". Tons terrosos como o laranja cobreado, o bordô e o roxo foram combinandos a produtos decorativos artesanais, valorizando a matéria-prima e o artesão. Cordas náuticas, estampas tribais e mobiliário feito de fibras naturais ainda garantem a riqueza de cor e a plasticidade do ambiente. Quem visitar o espaço poderá ver um conteúdo informativo e interativo sobre o café, como aromas provocando o olfato, diferentes grãos para serem tocados e curiosidades sobre a bebida.

Copa Íntima, de Cláudia Santos
A Copa Íntima gourmet criada pela arquiteta Cláudia Santos é ideal para servir de apoio para pequenas refeições. Inspirado na Nova Inglaterra e no estilo da arquitetura e do design do Maine, nos Estados Unidos, o ambiente combina tons de nude com objetos e acessórios em cobre e piso em madeira e cerâmica.

Lounge do Cachorro, de Cristiana Mascarenhas e Mariana Mascarenhas
Em parceria com a irmã Mariana, a arquiteta Cristiana Mascarenhas propõe no Lounge do Cachorro um lugar para que os pets possam relaxar depois de uma longa caminhada, com todos os mimos e conveniências que eles merecem. O teto é rebaixado, com desenhos das arquitetas, e conta com um tablado forrado de grama sintética, onde ficam os pratinhos de comida e água e dois confortáveis balanços. A ampla estante serve para guardar brinquedos e outros apetrechos caninos, instalada ao lado de uma divertida banheira de prata. 

Jardim da Fonte, de Daniela Infante
Na entrada principal do casarão Casa Cor se encontra um dos xodós da família Rocha Miranda: o jardim projetado para eles por Roberto Burle Marx. Encantada principalmente com a fonte existente, a paisagista Daniela Infante revitalizou o espaço, preservando suas características originais. Para o jardim, espécies tropicais pesquisadas pelo paisagista foram mantidas, e combinadas a folhagens coloridas, algumas delas na cor bordô.

Casa Sustentável, de Duda Porto
No gramado do casarão, a Casa Sustentável se destaca pelo revestimento moderno de cimento, pela presença de uma charmosa casa na árvore, perfeita para crianças, e ainda de uma casinha de cachorro, todas de formato parecido. O protótipo de empreendimento, assinado por Duda Porto, serve tanto para residências como para hotéis e pousadas, e é composto por módulos que podem se conectar e se ampliar de acordo com a necessidade. De traços minimalistas, o projeto é feito em estrutura metálica com revestimento termoacústico, e por dentro é inteiramente revestido por madeira. Para completar, o deck externo com lounge e lareira cria a atmosfera ideal para aproveitar a natureza ao redor.

Sala de Receber, de Erick Figueira de Melo
Sem divisão de ambientes, a Sala de Receber comporta, em seus 65 m², um espaço com sofás e poltronas, um canto para mesa de jogos e uma ilha gourmet, com uma cozinha-bar para preparar quitutes. Ideal para reunir os convidados de uma maneira informal, o ambiente de Erick Figueira de Melo privilegia a madeira e tons como o bege, o branco e o preto. Para dar um toque verde, que torna o lugar quase uma extensão do jardim, uma enorme jardineira foi desenvolvida pela paisagista Daniela Infante.

Family Room, de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge
A dupla de designers de interiores Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge encontraram no minimalismo italiano a inspiração para o projeto da Family Room. Empregando madeira e tons de cinza, preto e verde, o ambiente é espaçoso e sem excesso de mobiliário para garantir melhor mobilidade.

Casa de Vidro, de Gabriela Eloy e Carolina Freitas
Linhas modernas, totalmente integradas às curvas do paisagismo de Burle Marx, que circundam o ambiente, caracterizam o trabalho de Gabriela Eloy e Carolina Freitas para a Casa de Vidro. Pensado como um espaço de contemplação e relaxamento, as paredes translúcidas fazem com que o visitante se conecte diretamente ao verde do entorno, transmitindo a sensação de fluidez e permeabilidade entre a arquitetura e a natureza.

Sala de Jantar, de Gisele Taranto
Para a arquiteta Gisele Taranto, uma sala de jantar pode ser muito mais do que um espaço exclusivo para refeições. Instigando os diversos usos que o ambiente pode gerar, o projeto abriga funções ligadas ao trabalho, lazer e até mesmo religião. Para cada tema haverá elementos surpresas feitos por designers, colecionadores, artistas e amadores à convite de Gisele.

casa.abril.com.br/casa-cor/mostras/rio-de-janeiro