"Passamos quatro anos estudando arquitetura. Mas, depois da formatura, descobrimos que o mercado de design de interiores é muito maior, e não nos preparamos para ele", disse Ila Rosete, arquiteta pela FAU-USP, hoje professora de design de interiores no IED - Istituto Europeo de Design. Assim como ela, os cerca de 15 arquitetos que assistiam à sua aula na manhã do dia 4 de novembro também acabaram traçando carreiras mais para a área de interiores. E sentiam falta de formação especialmente ao desenvolver projetos comerciais.

Quem notou essa necessidade foi a Portobello, fabricante de revestimentos com rede de lojas em todo o Brasil, a Portobello Shop. “Conversando com estes profissionais, percebemos que eles tinham pouca formação sobre projetos comerciais, apesar de realizarem muitos. Eles foram aprendendo ‘na marra’, mas tinham grande interesse no ensino formal”, explica Gustavo Mantese, Coordenador de Marketing da Portobello Shop.

Com essa demanda em mente, a rede de lojas foi a procura de especialistas na área. Encontrou o que procurava no IED – Istituto Europeo di Design, escola italiana com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os professores, havia vários profissionais de renome no mercado, como Alexandre Salles, arquiteto e mestre em semiótica pela FAU-USP, fundador de um escritório multidisciplinar, e Cintia Lie, arquiteta com MBA em trade marketing, com ampla experiência em visual merchandising, desenvolvendo projetos de arquitetura de varejo.

Portobello Shop e IED, então, formataram o workshop Design de Interiores Contemporâneo e Visual Merchandising. Trata-se de um curso de um dia, incluindo palestras, debates, apresentações de vídeos e atividades práticas. No final de 2016, aconteceram os primeiros três workshops: um em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e ainda há um previsto para o dia 24 de novembro, em São Paulo. Haverá uma extensa programação em 2017.

O workshop
O dia é dividido em quatro aulas complementares. Para começar, são apresentadas macrotendências do design de interiores. A aula se propõe a definir o que é o design de interiores, a mostrar o novo lifestyle da sociedade contemporânea, a ampliar o repertório cultural, com foco na riqueza da cultura do Brasil, e a estimular a capacidade de síntese dos profissionais. Em seguida, vem uma instigante aula sobre como fazer conexões e se reapropriar de referências culturais no projeto de arquitetura contemporânea.

Então, chega a aula mais específica de Visual Merchandising, disciplina que mistura arquitetura e marketing para a criação de projetos comerciais mais acolhedores e impactantes. É neste momento que os alunos são convidados a fazer uma atividade mais prática: a criação de um moodboard a partir do recorte de revistas femininas e de decoração, traçando um perfil de cliente e definindo para ele um estilo de ambiente, uma música e uma fragrância. Por fim, vem um momento mais multidisciplinar, que dá informações para que o profissional de arquitetura de interiores possa criar experiências realmente transformadoras, mostrando que inovação e criatividade podem estar no dia a dia.

O workshop é exclusivo para participantes do programa de fidelidade da Portobello Shop, o Ser