bamboo + portobello shop

Fórum

Percepção cromática de Le Corbusier
Le Corbusier (1887-1965) é considerado o pai do modernismo. Suíço naturalizado francês, foi pioneiro na utilização de elementos fundamentais da arquitetura moderna: construção sobre pilotis, planta livre de estruturas, terraço-jardim e fachada livre. O uso das cores também foi fundamental em sua obra arquitetônica. Le Curbusier desenvolvia suas próprias paletas e utilizava os tons para criar sensações dentro da cada ambiente projetado. Os esquemas de combinações cromáticas também geravam interessantes composições gráficas, que vieram a inspirar muitos arquitetos das gerações posteriores.

Palestra por: Florence Cosnefroy

Brasil moderno
Em 1929, Le Corbusier visitou o Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui, encontrou o movimento moderno em processo de surgimento – a Semana de Arte Moderna havia acontecido sete anos antes. Descobriu que alguns arquitetos já praticavam o “moderno”, como Gregori Warchavchik, Rino Levi e Flávio de Carvalho. E conheceu Lucio Costa, que mais tarde desenharia o traçado urbano de Brasília. Seja pela vinda de Le Corbusier, seja pelas mudanças político-econômicas de 1930, a arquitetura brasileira passou por profundas transformações a partir daí. 

Palestra por: Guilherme Wisnik

O modernismo na arquitetura contemporânea
O movimento moderno se estendeu até meados da década de 1980, dando lugar ao que chamamos de arquitetura contemporânea. Essa nova arquitetura reinterpreta conceitos modernos, como o racionalismo e o minimalismo. Entre as novidades, surgem tecnologias de ponta e a preocupação com a sustentabilidade. O passado é fonte de inspiração, mas não ditadura, permitindo experimentar novas tendências e soluções. 

Palestra por: Angelo Bucci

Vivendo na casa moderna
Se o estilo de vida do morador deve ser levado em conta no processo criativo do arquiteto, também é verdade que a arquitetura de um lar acaba por influenciar os hábitos de seus moradores. Morar em uma casa contemporânea com fortes conceitos modernos significa viver com simplicidade e multifuncionalidade. 

Palestra por: Gloria Kalil

Lançamento

Pura matéria
Na Trend Week Ser, de 5 a 8 de março, e também na Expo Revestir, de 7 a 10 de março, a Portobello apresenta sua coleção 2017. Batizada de In and Out – Pura Matéria, traz a matéria como essência da criatividade, ponto de partida para o novo, o belo, o aconchegante, o funcional, o planejado e o inesperado.

Para a ideia, a matéria bruta. Para a tendência, a matéria-prima. A matéria bruta que leva à matéria-prima.

Os novos produtos são guiados por cinco conceitos: Puro Branco, Minimal, Modern, Natura e Timeless. Algumas interpretações e inúmeras possibilidades, para que arquitetos, designers de interiores e consumidores customizem seu projeto seguindo seus gostos e estilos. A coleção 2017 promete encantar e se revelar por meio do seu talento. 

TWS 2017
De 5 a 8 de março
Fórum Somos Todos Modernos. 6 de março, das 14h às 18h, somente para convidados
Pavilhão da Bienal. Parque Ibirapuera, São Paulo
serportobelloshop.com.br